Além de servir de inspiração para artes e cultura pop, de alimento saudável tanto nas refeições quando em sobremesas, a banana tem muitas outras utilidades, dentro e fora da cozinha. Conheça mais sobre as possibilidades de uso em diversas situações diferentes e aprenda um pouco mais sobre a versatilidade da banana.

A versatilidade da banana vai muito além da cozinha

Uma das frutas mais consumidas do mundo e também produzida em grande parte do mundo, pode ser melhor aproveitada em todo seu esplendor dada a versatilidade da banana, proporcionando alimento, proteção, saúde, estilo, indo muito além de um simples alimento.

A casca

Além de usos populares da sabedoria popular como usar a casca de banana para lustrar couro, acalmar irritação da pela por picada de insetos, como repelente de pulgões em hortas, como adubo para jardim etc. As cascas de banana também pode ser usadas em alimentos, como doces e sorvetes.
Outro uso da casca é para fazer farinha. A farinha de banana é feita com bananas verdes com casca que foram desidratadas em forno. Em conjunto com farelo e farinha de aveia é usada em receitas saudáveis, principalmente para quem faz dietas sem glúten. Seu segredo está no amido resistente presente na fruta verde, que é digerido somente no intestino e traz uma série de benefícios a saúde.

Folha de bananeira

Da tradição indígena brasiliera, herdamos o uso da casca de banana como base para assados, principalmente de peixes, e mais recentemente para embalar outros alimentos e até presentes.
Na cozinha, depois de passada em água fervente, que limpa e deixa a folha mais maleável e durável, basta cortar no formato necessário e embalar alimentos já preparados como doces, tapiocas, sanduiches, como usar como proteção para assados.
Também pode ser usada no artesanato e na decoração.

Chá de banana?

Sim, tanto a folha, como a fruta ou só a casca podem ser usados para fazer esse chá. É tido como facilitador da digestão, regulador de pressão, entre outras vantagens.

Viu como é uma fruta incrível

Agora dá pra pensar duas vezes antes de jogar fora a sua casca depois de consumir aquela deliciosa banana, não é?